Dezembro é um bom mês para quem está no varejo. Por causa das festas de fim de ano, as vendas podem dobrar e até triplicar. Algumas dicas bem simples – quando adaptadas a cada público alvo – são capazes de aumentar aindas mais as vendas nesta época do ano.
A maioria dos clientes busca uma experiência de compra única. Para atender aos consumidores, é importante usar a criatividade e o bom-humor dos colaboradores. Organize os processos de atendimento e finalização das compras nos caixas. Mesmo demorando para escolher um produto, o cliente espera agilidade na hora de encerrar a compra.
Quanto mais atrativa for a área de vendas, mais clientes vão se interessar por um produto. Deixar a loja limpa, arrumada e iluminada faz toda a diferença. Evidencie produtos, crie um ambiente e vitrines que mexam com a emoção dos consumidores. Além disso, mantenha o ambiente organizado. Assim que a venda for encerrada, os produtos devem retornar aos seus lugares.
Pergunte aos seus clientes se eles já compraram presentes de Natal para os membros da família ou para os amigos. Oferecer outros produtos que o consumidor possa precisar também é uma ação importante durante uma venda.
Nas campanhas de Natal, trabalhe com a emoção do cliente na época do ano. Para obter sucesso, é preciso definir quais canais de comunicação serão usados. Além disso, a equipe deve estar atualizada sobre as campanhas que estão sendo desenvolvidas.
Se o cliente não pode ir até a loja, pode-se considerar a venda condicional. De acordo com uma pesquisa feita com alguns lojistas, o tipo de venda pode aumentar o faturamento das vendas em até 30%.
Os pacotes de presente também marcam a experiência do consumidor em uma loja. Um pacote de presente feito com cuidado e carinho faz toda a diferença. Capriche no embrulho e use laços delicados.