O presidente do Brasil, Michel Temer, participa nesta quarta-feira (25) da abertura da 10ª cúpula do Brics, bloco de cooperação econômica que também reúne Rússia, Índia, China e África do Sul.
A série de reuniões será realizada em Johanesburgo, na África do Sul. Temer assinalou que a reunião será uma oportunidade para “trabalhar com pragmatismo”, a favor do “diálogo e da cooperação”. O governante chegou nesta quarta-feira ao país africano, onde jantará com os presidentes dos demais membros do bloco.
Na quinta (26), Temer terá reuniões bilaterais com os mandatários Xi Jinping (China) e Cyril Ramaphosa (África do Sul).
Um dos principais temas em discussão deve ser a imposição de tarifas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, ao aço e alumínio estrangeiros e a guerra comercial contra a China. Temer já havia participado nesta semana de uma reunião entre os países-membros do Mercosul e da Aliança do Pacífico, em Puerto Vallarta, no México.
A cúpula do Brics ocorre em um momento de “retomada do comércio” no bloco de países emergentes. Não se descarta, por outro lado, que Temer solicite o fim do embargo da Rússia às exportações de carnes brasileiras, conforme diz o “Correio Brasiliense”. (Com informações da agência ANSA)